top of page

TAG THE WRITERS: Especial YG & CL

De forma a promover o concerto da CL em Portugal - no passado dia 09.07, no festival RFM SOMNII - o segundo mês do projeto Tag The Writers foi dedicado a produtores e compositores que já trabalharam com artistas da YG ou com a cantora.


Esquerda para direita: Bekuh Boom, HOLLY, KSHMR / Atrás: Future Bounce Créditos Imagem: K-Pop Covers Portugal


Todas as semanas, escolhemos três músicas diferentes que tenham algo em comum - normalmente, alguém que teve envolvimento em todas - e identificamos, nas nossas stories do Instagram e Facebook, toda a equipa de produção e composição.


Além do tema recorrente ser YG Entertainment e CL, a primeira semana também ficou marcada pelos samples do KSHMR - DJ, produtor e compositor de ascendência indiana, famoso por ter feito parte do duo The Cataracs - usados em variadas músicas de k-pop, tais como "Money" da Lisa, "PTT" das LOONA e "The Chance of Love" dos TVXQ!.



Os samples são muito comuns na produção e composição de músicas de k-pop. Calma, não significa que são cópias do original! Se o autor for creditado, está tudo ok. No entanto, o caso do KSHMR é diferente. Uma das grandes criações do músico são as suas coletâneas de sons e batidas royalty-free, tituladas "Sounds of KSHMR".


As empresas de k-pop depois compram esses volumes e usam-nos nas suas músicas, de acordo com a sua vontade e espírito criativo. KSHMR acaba por não ser creditado pois as coletâneas não têm um tipo de licenciamento para uso de obras protegidas por direito autoral.



Na segunda semana do mês, a KCP enalteceu as composições da Bekuh Boom, que já trabalhou com artistas internacionais como J-Lo, Maluma, Madison Beer, Jordin Sparks, entre outres. No k-pop, a cantora teve a oportunidade de colaborar em êxitos como "Kill This Love" das BLACKPINK, "Eyes, Nose Lips" do Taeyang ou "Wonderland" da AleXa.


Apesar de compor para grupos de outras empresas, grande parte do reportório da compositora norte-americana pertence a artistas da companhia de Hang Yun-suk.



A terceira semana de junho foi full-on YG mode, com destaque na equipa de produção e composição, Future Bounce. Formado em 2015, o duo é exclusivo da empresa e consiste nos membros P.K e DEE.P.


Juntos criaram hinos icónicos como "Dumb & Dumber" dos iKON, "Come Back Home" das 2NE1 ou "Daddy" do PSY, em parceria com CL.



Fechámos o mês com um DJ muito especial! Nascido em Portugal, HOLLY tem 26 anos e já produziu temas de artistas nacionais e internacionais, especialmente rappers e artistas de R&B sul-coreanos. Na sua discografia inclui-se singles como "Automatic" de Chancellor com Babylon, twlv, MOON, BIBI e Jiselle, como também "No Maybes" do Dok2 e... "SPICY" DA CL!


Imagina trabalhar em estúdio com a RAINHA DO K-POP?? Incrível, não é?? E as conquistas não terminam por aqui! HOLLY também já foi nomeado a um prémio Grammy para "Melhor Álbum de Dança/Eletrónica".



E foram estas as músicas do Tag The Writers de JUNHO! No nosso Instragram, encontras um highlight dedicado ao projeto com todos os perfis des compositores e produtores envolvidos em cada canção.


Se quiseres, até podes ouvir todos estes bops à medida que vais lendo tudo. Basta acederes à nossa playlist criada mesmo para esse feito. Somos ou não somos grandes besties?



O próximo Tag The Writers já começou! Prometemos trazer muitos bops verónicos para te refrescar deste calor dos diabos. Todas as sextas-feiras, já sabes que tens sessão marcada connosco, nas stories do nosso Instagram e Facebook. Até lá!


Artigo escrito por: Luís Sigorro Este post respeita os pronomes de cada pessoa mencionada.

17 visualizações0 comentário
bottom of page