top of page

TAG THE WRITERS: um projeto dedicado a compositores e produtores de k-pop

No início deste mês, a K-Pop Covers Portugal anunciou um novo projeto chamado Tag The Writers, dedicado a todes es que ajudam a compor e a produzir as tuas músicas de k-pop favoritas. Conheces o Tag The Masters, certo? É quase como o seu irmão mais novo!


Esquerda para direita: Paulina Cerilla, Penomeco, Lauren Aquilina, Jeon Soyeon. Créditos Imagem: KCP


Todas as semanas, escolhemos três músicas diferentes que tenham algo em comum - normalmente, alguém que teve envolvimento em todas - e identificamos, nas nossas stories do Instagram e Facebook, toda a equipa de produção e composição.


A ideia partiu de vários vídeos virais no TikTok postados por Lauren Aquilina, nos quais ela menciona demos que escreveu e gravou para outros artistas, especialmente k-idols. Nesse grupo, inclui-se "Eleven" das IVE, "Criminal" do Taemin e "Devil" das CLC.



É bastante comum empresas de k-pop comprarem demos de artistas ocidentais e traduzi-las para a língua coreana, com a contribuição da sua equipa de composição e produção, que foi o que aconteceu com estes três exemplos.


Assim, a primeira semana do projeto foi dedicada à cantora britânica e ao seu belíssimo trabalho!

Na segunda semana de maio, a KCP enalteceu a líder e membro das (G)-IDLE, Jeon Soyeon, conhecida por compor e produzir a maioria das canções do grupo, como é o caso do single "Tomboy". Mas Soyeon também se envolve em projetos fora do reportório do quinteto.


Não só escreve os seus próprios temas a solo, como também contribui nas suas colaborações ("Dessert" com Hyo e Loopy, por exemplo) e compõe para outros artistas de k-pop ("Say My Name" dos JBJ).



Na terceira semana, a atenção voltou-se para os artistas ocidentais, mais propriamente Paulina Cerilla, umas das responsáveis pela demo do hit k-pop do momento, "Fearless" das LE SSERAFIM.


A cantora e compositora de ascendência mexicana também faz parte da equipa de composição do hino "Mago" das G-Friend e a b-side "Why Can't You Love Me", presente no álbum a solo da Wendy (membro das Red Velvet).



A última semana do mês de maio ficou marcada pela presença do rapper Penomeco, que se destaca pelo seu trabalho em músicas como "Move" dos TNX, a mais recente boyband da empresa do cantor Psy, PNation.


Outros hits que o compositor sul-coreano ajudou a criar incluem: "Tempo" dos EXO e "Nunu Nana" da rapper Jessi.



E foram estas as músicas do Tag The Writers durante o mês de Maio! No nosso Instragram, encontras um highlight dedicado ao projeto com todos os perfis des compositores e produtores envolvidos em cada canção.


Se quiseres, até podes ouvir todos estes bops à medida que vais lendo tudo. Basta acederes à nossa playlist criada mesmo para esse feito. Somos ou não somos grandes besties?



O próximo Tag The Writers já está a ser planeado. Todas as sextas-feiras, já sabes que tens sessão marcada connosco, nas stories do nosso Instagram e Facebook. Até lá!


Artigo escrito por: Luís Sigorro Este post respeita os pronomes de cada pessoa mencionada.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page